Universidade Federal da Bahia

COORDENADORIA DE CONTROLE INTERNO

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Qual a diferença entre auditoria interna e controle interno?

Existe diferença entre esses dois elementos. Conforme conceitos do Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo (MOT), a Auditoria Interna Governamental,  é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Deve buscar auxiliar as organizações públicas a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Já o Controle Interno são as atividades de controle. São políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes institucionais para reduzir os riscos à realização de objetivos . Essas ações, comumente denominadas de "controles internos" podem ser estabelecidas na forma de resoluções, portarias, instruções normativas, orientações normativas, autorizações, aprovações, verificações, reconciliações, sistemas informatizados e manuais. A auditoria interna avalia esses controles para auxiliar na redução de erros e impropriedades identificados durante os trabalhos.

Segundo a norma acima citada a Auditoria Interna exerce a função de terceira linha na estrutura de governança das instutuições. Na imagem a seguir, é possível constatar onde se localiza a auditoria interna.

Fonte: IIA, 2020

2) Qual a diferença entre Auditoria Interna e Correição?

A principal diferença entre Auditoria Interna e Correição reside nos seus objetivos, escopo de atuação e natureza das atividades. No quadro a seguir demostramos essa diferenciação. 

Característica 

Auditoria Interna

Correição

Objetivo Principal

Avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos; agregar valor à gestão.

Apurar responsabilidades por irregularidades, infrações disciplinares ou éticas, e aplicar as devidas penalidades (se for o caso).

Foco

Processos, sistemas, eficiência da gestão, conformidade com leis e políticas internas, e mitigação de riscos operacionais e estratégicos.

Conduta de servidores públicos, membros ou agentes; legalidade e moralidade dos atos funcionais, e cumprimento de deveres disciplinares.

Natureza da Atuação

Atividade de avaliação e consultoria, com caráter preventivo e de assessoramento à alta administração.

Atividade de fiscalização e orientação com caráter punitivo (se houver irregularidade confirmada) e disciplinar, podendo instaurar procedimentos como sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (PAD).

Resultados Típicos

Relatórios com recomendações de melhoria para os processos e controles internos.

Relatórios conclusivos sobre a conduta apurada, podendo resultar em arquivamento, termo de ajuste de conduta, ou aplicação de sanções disciplinares (advertência, suspensão, demissão, etc.).

3) Qual o papel da Auditoria Interna da UFBA?

missão da Auditoria Interna, é o de zelar pela eficácia dos controles internos da Administração, com foco na missão institucional e na qualidade dos gastos públicos.

papel da Auditoria Interna também está diretamente relacionado com a melhoria dos controles internos da organização e, consequentemente, da governança institucional.

Nesse sentido, a CCI é um órgão técnico de assessoria e de avaliação quanto à adequação, eficácia e eficiência da gestão de riscos e dos respectivos controles internos da gestão, estabelecidos e mantidos pela Administração Superior.  Assim sendo, com o fim de minimizar o impacto e/ou a possibilidade de ocorrências que possam impedir ou dificultar o alcance dos objetivos e da missão institucional, funciona como uma terceira linha de defesa visando a promoção de melhorias contínuas na qualidade dos gastos públicos e, por via de consequência, a afirmação da integridade institucional.

4) O que é Auditoria?

Auditoria é um processo sistemático de exame e avaliação de registros, operações, sistemas ou controles de uma organização, com o objetivo de verificar se estão em conformidade com normas, regulamentos, políticas internas e boas práticas.